quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PROJETO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL “POR DENTRO DA LEITURA”



UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
CENTRODE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS-CESC
CURSO: PEDAGOGIA LICENCIATURA    
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFESSORA: CLEIA MARIA AZEVEDO







“POR DENTRO DA LEITURA”





CAXIAS-MA
2012



Ana Raquel Costa Silva
Cintia Raquel Carvalho
Francisco Ricardo Almada
Leôncio Gomes Junior
Meirislene Martins Alves





POR DENTRO DA LEITURA





CAXIAS-MA
2012
ARESENTAÇÃO
A educação apresenta vários falhas principalmente na leitura, a maioria das pessoas não tem o hábito de ler e esse problema esta afetando cada vez mais a aprendizagem das nossas crianças esse fato é entristecedor, aparte boa é que essa preocupando educadores estão tomando providencias necessária no que diz respeito sanar esse problemas nas escolas principalmente na educação infantil.  
     O uso da leitura é de suma importância, principalmente na educação infantil, pois, para as crianças, quanto mais cedo apresentado a leitura a elas, maiores serão as chances de despertar o interesse pela leitura.Portanto a educação através da leitura é uma aprendizagem para toda a vida.
JUSTIFICATIVA
     A finalidade deste projeto é de entender como se dá aprendizagem e o desenvolvimento do hábito de ler na educação infantil. Com o intuito de trabalhar o tema “por dentro da leitura” buscando aproximar a criança da leitura com o propósito de favorecer a criatividade, a expressão oral e o registro pelos meios escritos ou artísticos. Sabemos que na educação infantil as crianças não sabem ler e escrever convencionalmente, mas devem participar de situações de leitura e escrita diariamente com o objetivo de desenvolver uma pratica com diversas formas de leitura na educação infantil. A escola tenta propiciar aos alunos os conhecimentos necessários para compreender, se adaptar e construir opiniões, em seus contatos com diversos ambientes e pessoas.
 Diante disso entendemos que, com a leitura, aprende-se cultura, exercita-se a imaginação e expande-se o vocabulário e por meio de textos agradáveis, criar o prazer da leitura de forma que o livro faça parte não só durante as aulas e sim da vida do aluno.
OBJETIVO
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Possibilitar as crianças o reconhecimento das historinhas infantis visando despertar o interesse e habilidade na leitura, alem de favorecer na concentração, imaginação, fantasia e a criatividade.
METODOLOGIA
 Para dar inicio ao projeto “Por dentro da leitura” iremos desenvolver praticas com diversas formas de leitura na educação infantil que será desenvolvida em cinco momentos com os seguintes subtemas:
1-POR DENTRO DA LEITURA NA ESCOLA
Eixo temático:
Linguagem oral e escrita. Identidade e autonomia. Natureza e sociedade
2-POR DENTRO DA LEITURA NA RUA
Eixo temático:
 Linguagem Oral e Escrita, Artes Visuais, Identidade e Autonomia.
3-POR DENTRO DA LEITURA REVENDO A LITERATURA INFANTIL
Eixo temático:
Linguagem Oral e Escrita, Identidade e Autonomia, Artes Visuais, Natureza e Sociedade.
4-POR DENTRO DA LEITURA POPULAR
Eixo temático:
Linguagem Oral e
Escrita, Identidade e Autonomia e Artes Visuais

5-POR DENTRO DA LEITURA NA POESIA
Eixo temático: linguagem oral e escrita, identidade e autonomia, artes visuais.
AVALIAÇÃO
    Será de forma continua, durante a realização de aulas, avaliando de acordo, com as participações de cada aluno. Serão avaliados os seguintes aspectos participação, organização, interesse, cooperação, desempenho nas atividades. Levando em considerações o desenvolvimento mediante aos conteúdos propostas com observação e registro bimestral.
REFERÊNCIA
MARANHÃO. Gerência de desenvolvimento humano.proposta curricular da educação infantil-assessoria de educação infantil/GDH-São Luis.2002


Nenhum comentário:

Postar um comentário